Mulheres progressistas nas eleições de 2022

14 de novembro de 2022

Compartilhe

Débora, Jeane, Juliana, Márcia, Marilza, Janilce, Ana Cristina, Cristiane, Tânia, Marlúcia e Jaqueline. O que esses nomes têm em comum? São mulheres progressistas que concorreram nas eleições de 2022, em Rondônia.

Apesar de o PP não ter elegido nenhuma mulher em nosso estado, 2022 foi um ano de protagonismo feminino dentro do nosso partido, afinal, elas mostraram que não são apenas coadjuvantes dentro da política. Ao contrário, arregaçaram as mangas e foram mostrar suas propostas para a população. Mas afinal, o que motivou essas mães, donas de casa, professoras, enfermeiras e empresárias a ingressar na vida pública?

“Eu decidi concorrer a um mandato por entender que uma mulher pode contribuir, por meio da sua coragem, sensibilidade, pensamentos e ações, para o bem-estar das pessoas e de toda a sociedade”, disse Jeane Patrícia, moradora da Ponta do Abunã e uma das candidatas a deputada estadual pelo Progressitas de Rondônia. Jeane se filiou ao partido no início deste ano e contou um pouco de como foi a sua primeira experiência em uma campanha. “Tive a oportunidade de conhecer pessoas e histórias, mas principalmente, pude ver de perto as principais necessidades da população. Exercitei a superação, a resiliência e a coragem. Hoje sou mais forte”.

Débora Brasil é de Vilhena e também se candidatou a deputada estadual pelo PP. “Somos 52% da população e mães da outra metade. Isso significa que estamos em muitos lugares, mas ainda não estamos nos lugares onde as decisões são tomadas”, afirmou. Ela disse que foi um grande desafio trabalhar em uma campanha pela primeira vez, mas confessou que já está sentindo falta. “Não ganhei nas urnas, mas me sinto vitoriosa. Ganhei muita experiência para a próxima, pois pretendo me candidatar novamente. Sonho em um dia me tornar uma parlamentar. Estou até fazendo faculdade de Gestão Pública, pois quero estar preparada para quando isso acontecer”.

Entre as candidatas ao cargo de deputada federal, estava Marlúcia Oliveira, de Machadinho D’Oeste. “Este foi apenas o início da minha jornada na política, pois pretendo  concorrer outras vezes. Sempre busquei ajudar as pessoas do meu entorno, mas estando na política a gente pode ampliar ainda mais esse trabalho”, contou.

No Progressistas, as mulheres não são tratadas apenas como cotas. Elas têm o mesmo espaço que os homens e, assim, têm total liberdade para participar ativamente das decisões. Tanto é que, em Rondônia, o partido é presidido por uma mulher: a deputada federal Jaqueline Cassol.

Débora Brasil contou que a presidente do Partido foi uma de suas inspirações. “A Jaqueline sempre enfatizou que lugar de mulher é onde ele quiser. Ela trouxe isso para o PP e sempre valorizou as mulheres progressistas”.

“A participação da mulher na política é muito importante para o nosso país. Temos muitos desafios para enfrentar, mas o primeiro deles começa dentro de nós, que é descobrir a força que temos. E foi pensando assim que, dentre tantas opções, escolhi o PP, pois é um partido que empodera as mulheres, oferecendo conhecimento e apoio para que possamos defender os nossos ideais e posicionamentos”, finalizou Jeane Patrícia.

Esta é a primeira de uma série de matérias sobre as candidatas progressistas em Rondônia. Acompanhe para conhecer um pouco mais sobre cada uma delas.

Confira a lista das mulheres progressistas que concorreram nas eleições de 2022 pelo estado de Rondônia:

Candidatas a Deputadas Estaduais

* Débora Brasil, de Vilhena;
* Jeane Patrícia, de Ponta do Abunã;
* Marcia Socorrista, de Porto Velho;
* Marilza da Revil Móveis, de Alta Floresta;
* Pastora Janilce, de Porto Velho;
* Juliana do KajuBistrô, de Porto Velho;
* Ana Barros, de Porto Velho;
* Cris Farias, de Porto Velho.

Candidatas a Deputadas Federais

* Marlúcia Oliveira, de Machadinho D’Oeste;
* Tânia Pires, de Porto Velho.

Candidatas a Senadora

* Jaqueline Cassol, de Cacoal.