Mulheres progressistas contam como foi participar da campanha política de 2022

14 de dezembro de 2022

Compartilhe

Hoje nós iremos conhecer um pouco mais sobre duas candidatas a deputadas estaduais pelo Partido Progressistas de Rondônia, em 2022: Juliana e Cris Farias. Esta é a terceira matéria sobre mulheres progressistas do nosso estado. Vamos lá?

Se você mora em Porto Velho, talvez já conheça um lugar chamado Kaju Bistrô e Confeitaria. O espaço é comandado por Juliana Melo, que é empreendedora e nunca tinha pensado em entrar na política, pelo menos até 2018. “Foi um ano em que percebi um cenário político muito conturbado e notei que poderia fazer algo diferente”, afirma. “A convite da deputada Jaqueline Cassol, eu me filiei ao PP”.

Em 2022, Juliana concorreu a uma vaga na Assembleia Legislativa e, mesmo não conseguindo, ela conta que a experiência valeu a pena. “Foi incrível estar perto de pessoas que empreendem em diversos ramos e saber que, algum momento, as nossas histórias se encontram”, conclui.

Uma outra candidata de Porto Velho foi Cris Farias. Com sua experiência enquanto educadora e coaching, Cris percebeu que era possível dar uma contribuição ainda maior à sociedade, por meio da política. “Sempre participei de maneira indireta, contribuindo com as pessoas através de ações sociais, mas essa foi a primeira vez que vivenciei uma campanha. A experiência foi riquíssima, pois me possibilitou conhecer muito mais pessoas, bem como fortalecer novos vínculos, propósitos e projetos”, conta.

Ela acredita que quanto mais pessoas se interessarem por política, melhor. “Vivemos da política, tudo envolve política. O ideal seria se mais pessoas tivessem essa percepção e se aproximassem de uma causa, uma ação contínua e específica de contribuição para a sociedade”.

Sobre dar continuidade ao projeto de disputar outros pleitos, Cris afirma que é algo que vai ponderar. “Com o desenvolvimento das minhas atividades e ações com a comunidade, a participação será constante. De maneira mais direta como candidata, é algo que deixarei para pensar melhor no futuro”.

Confira a lista das mulheres progressistas que concorreram nas eleições de 2022 pelo estado de Rondônia:

Candidatas a Deputadas Estaduais

* Débora Brasil, de Vilhena;
* Jeane Patrícia, de Ponta do Abunã;
* Marcia Socorrista, de Porto Velho;
* Marilza da Revil Móveis, de Alta Floresta;
* Pastora Janilce, de Porto Velho;
* Juliana do KajuBistrô, de Porto Velho;
* Ana Barros, de Porto Velho;
* Cris Farias, de Porto Velho.

Candidatas a Deputadas Federais

* Marlúcia Oliveira, de Machadinho D’Oeste;

* Tânia Pires, de Porto Velho.

Candidata a Senadora

* Jaqueline Cassol, de Cacoal.