Márcia e Ana: conheça um pouco mais sobre essas progressistas

3 de janeiro de 2023

Compartilhe

2023 chegou e nós seguimos com a série de matérias sobre as mulheres progressistas que foram candidatas nas eleições de 2022 em Rondônia. Vamos conhecer agora um pouco mais sobre duas candidatas ao cargo de deputada estadual: Márcia Socorrista e Ana Barros.

Márcia é vereadora em Porto Velho e, em 2022, resolveu disputar uma vaga para a Assembleia Legislativa. A sua principal bandeira é a defesa e proteção dos animais. “Eu louvo a Deus por todos os favores que Ele tem me concedido para que eu possa ajudar nessa causa. Infelizmente, existem muitos animais abandonados nas ruas da nossa capital. Tivemos alguns avanços nos últimos anos, mas precisamos de mais políticas públicas e conscientização da sociedade. Eu pretendo continuar trabalhando em prol disso”, afirmou.

Ela conta que resolveu ingressar na política após conhecer melhor a deputada e presidente do Progressistas de Rondônia, Jaqueline Cassol. “Eu escolhi o PP como meu partido porque observei que a Jaqueline tem um olhar especial de acolhimento para com as mulheres”. A vereadora fala que teve experiências boas e ruins na campanha para deputada estadual. “Foi um grande aprendizado, porém, nós precisamos reter apenas o que é bom”, disse.

Márcia acredita que as mulheres precisam ocupar mais espaço na política. “Sem desmerecer os homens, mas nós mulheres conseguimos legislar muito bem, afinal, cuidamos da casa, dos filhos, fazemos faculdade, trabalhamos. E tudo isso com maestria. Temos a capacidade de observar as entrelinhas e de enxergar os detalhes. Somos mais sensíveis ao tratar com as pessoas que nos procuram para relatar os seus desafios e problemas. Precisamos do braço forte dos homens e também da generosidade das mulheres”, concluiu.

Outra candidata a deputada estadual foi Ana Barros. Diferente de Márcia, esta foi a sua primeira experiência na política. “Eu me filiei ao PP em 2020, mas sempre fui simpatizante do partido, pois vejo muita ética e determinação das pessoas que conduzem o partido”, explicou. Ela concorda com a vereadora Márcia quando o assunto é mulher na política. “Somos aguerridas e muito comprometidas com aquilo que nos dispomos a fazer”.

Embora não tenha conseguido uma vaga na Assembleia Legislativa, Ana acredita que foi uma boa experiência. “Fiquei feliz com a aceitação das pessoas e com a oportunidade de ter mais contato com as pessoas e ouvir a população”, relatou.

Esta foi a penúltima matéria da série sobre as mulheres progressistas de Rondônia. Na próxima, você conhecerá um pouco mais sobre a presidente do partido, Jaqueline Cassol.

Confira a lista das mulheres progressistas que concorreram nas eleições de 2022 pelo estado de Rondônia:

Candidatas a Deputadas Estaduais

* Débora Brasil, de Vilhena;
* Jeane Patrícia, de Ponta do Abunã;
* Marcia Socorrista, de Porto Velho;
* Marilza da Revil Móveis, de Alta Floresta;
* Pastora Janilce, de Porto Velho;
* Juliana do KajuBistrô, de Porto Velho;
* Ana Barros, de Porto Velho;
* Cris Farias, de Porto Velho.

Candidatas a Deputadas Federais

* Marlúcia Oliveira, de Machadinho D’Oeste;
* Tânia Pires, de Porto Velho.

Candidata a Senadora

* Jaqueline Cassol, de Cacoal.