×

Quem Sou

A força da mulher está além da sutileza dos gestos e da sensibilidade dos sentimentos. É um poder humano, de mãe, esposa e cidadã, capaz de construir, na simplicidade do cotidiano, uma trajetória admirável. A história dessa catarinense de nascimento, mas rondoniense de coração, é repleta de desafios e conquistas. Jaqueline Cassol veio para Rondônia quando ainda era criança, para o município de Vilhena, onde a saga de sucesso de sua família começou. Os Casssol acreditaram no crescimento socioeconômico do Estado e decidiram, inicialmente, investir nas atividades ligadas ao setor madeireiro. A pequena imigrante, motivada pela determinação e pioneirismo dos pais, desde cedo, construía seus sonhos alicerçados no estudo e trabalho firmes.

Dos bancos da primeira escola, na Zona Rural do município de Santa Luzia do Oeste, Jaqueline conheceu desde muito pequena os desafios de quem põe o pé na estrada para vencer na vida, estudando em escolas de vários municípios de Rondônia e no Distrito Federal, devido à necessidade de acompanhar seus pais, destemidos e pioneiros.

A menina cresceu e os sonhos começaram a tomar forma quando Jaqueline ingressou na faculdade e tornou-se bacharel em Direito. “Após retornar de Brasília, comecei trabalhar no DETRAN/RO, como secretária de gabinete. O contato com os colegas de trabalho e as demandas do órgão público fizeram com que ela se apaixonasse ainda mais pelo curso de Direito. Quando me formei, fui convidada para trabalhar como assessora jurídica no Ministério Público do Estado de Rondônia. Foi nessa época que iniciei a minha primeira Pós Graduação em Direito Penal”, recorda.

Jaqueline Cassol lembra que, quando exercia a atividade de assessora, prestou o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, é foi aprovada já na primeira tentativa. “Sempre tive a certeza de ter feito a escolha certa no âmbito profissional. O amor pelo Direito sempre existiu, desde a infância. Costumo dizer que se encontra atrelado ao meu senso de Justiça”, explicou.

Apta a exercer a advocacia, Jaqueline Cassol recebeu um convite para trabalhar na Prefeitura de Alta Floresta D’ Oeste (RO), como assessora jurídica e auditora do município. Ela conta que sempre buscou novos conhecimentos e experiências na área jurídica, bem como nunca teve vergonha de perguntar quando tinha dúvida. “Digo sempre aos meus filhos que a humildade é a melhor forma de enfrentar a vida”.

Em 2002, ela fez uma nova especialização, agora em Direito Público. “Sempre gostei de estudar. A escolha por essa formação surgiu com o desejo de contribuir e auxiliar a população, entendendo ainda mais sobre o Direito que regula a atividade do Estado. Por isso preciso estar antenada às inúmeras alterações jurisprudenciais e nas legislações vigentes em nosso País”.

Coincidentemente, alguns anos depois de ter o primeiro emprego no DETRAN, Jaqueline Cassol foi convidada pelo então governador do Estado de Rondônia, Ivo Cassol, a assumir a Diretoria Geral. Durante sua gestão, a Autarquia recebeu a primeira certificação de Excelência no serviço público do estado. “Costumo dizer que ninguém consegue executar determinadas ações sozinho. Felizmente tive uma equipe sensacional e graças a ela, bem como ao meu irmão, Ivo, consegui colocar em prática um plano de melhorias tanto para os servidores, quanto para os usuários”, explicou.

Em 2014 decidiu participar pela primeira vez de um pleito eleitoral. Com uma votação expressiva, a jovem advogada concorreu ao cargo de governadora do Estado, uma caminhada que a fortaleceu. “Foi um desafio fantástico. Conheci muitas pessoas, estive em cada município, vi de perto as necessidades das comunidades, ouvi cada esperança e pude, de pertinho, perceber que Rondônia tem talentos indescritíveis e pessoas dispostas a novos rumos com disposição para bons resultados. Foram mais de 121 mil votos de confiança e respeito, dos quais me recordo com muito carinho. Costumo dizer que ganhei e muito, pois o aprendizado é enriquecedor e conhecer pessoas em sua realidade é mágico, é reflexivo e transformador.”

Atualmente, Jaqueline Cassol exerce a função de advogada, empresária e presidente dos Progressistas em Rondônia. Vivendo em Cacoal, onde adquiriu um apartamento, ela confirma a sintonia com a cidade: “aqui é minha casa, onde vivem grandes amigos e pessoas com uma energia fantástica”. Ela é casada com Luiz Paulo Batista, mãe do Diogo Cassol e Giovanna Cassol. Para Jaqueline, a família é à base de tudo e fonte de inspiração e dedicação.

A advogada também acredita imensamente na força da união entre as mulheres, por isso defende que o sexo feminino tenha vez e voz para contribuir no cenário político. E ela finaliza com uma mensagem motivadora: “Se uma mulher entra na política, muda à mulher. Se muitas mulheres entram na política, muda a politica.” (Michele Bachelet, Presidente do Chile).

Jaqueline Cassol nasceu em 03 de dezembro de 1974.

Accessibilidade