Olá, Mulheres de Rondônia!

Eu me chamo Jaqueline Cassol! Sou mãe, advogada e empreendedora. Atualmente, ocupo uma cadeira na Câmara dos Deputados Federais, representando o estado de Rondônia. Enquanto deputada, tive compromisso de não apenas falar, mas de fazer! Sou uma mulher que tem coragem de defender o povo e, por isso, quero ser a representante de vocês como senadora, com o número 111!

VAMOS NESSA?

A força do Empoderamento!

Ser uma mulher na política, um ambiente majoritariamente masculino, é cotidianamente um ato de força e empoderamento.

Se a mulher pode ser protagonista e empoderar outras mulheres, então por que escolher ser a coadjuvante? Dentro do cenário político, além das pautas voltadas para o público feminino, nós também temos a total capacidade de construir propostas para as áreas da Economia, Finanças, Tecnologia e outras que, até pouco tempo atrás, eram exclusivas dos homens do Legislativo.

A nossa participação na política tem aumentado cada vez mais e eu acredito que podemos contribuir para o desenvolvimento do nosso país. Que possamos ver as mulheres ocupando as cadeiras em todos cenários, seja na vida pública ou na iniciativa privada, afinal, lugar de mulher é onde ela quiser.

 Vamos juntas?

JAQUELINE CASSOL

Conheça meus Projetos para as Mulheres

Enquanto deputada federal, sempre lutei para trazer mais qualificação profissional, oportunidades de trabalho e reconhecimento para as nossas mulheres. Em três anos e meio de mandato, destinei mais de 225 milhões de reais para os 52 municípios do estado de Rondônia. Grande parte desses recursos foram especialmente destinados para a ampliação dos nossos direitos.

Empoderamento da Mulher

A fim de fortalecer esse compromisso, impulsionei, nos últimos anos, o projeto "Empoderamento da Mulher", promovido pelo Instituto Federal de Rondônia. Foram cerca de R$8,9 milhões para fomentar a capacitação feminina, o que possibilitou a formação de mais de duas mil mulheres em 46 cidades do estado, em cursos nas áreas administrativa e financeira, estética, gestão, marketing e outras.

Distribuição gratuita de Absorventes Higiênicos

Fui relatora do Projeto de Lei 4.968/19, cuja pauta era a distribuição gratuita de absorventes higiênicos. A partir dessa iniciativa, foi sancionada a Lei 14.214/2019, que instituiu o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual. Com a aprovação dessa lei, foi possível expandir o número de mulheres beneficiadas no Brasil: quase seis milhões de alunas de escolas públicas e mulheres de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade passaram a ser atendidas;

Violência contra a Mulher "Lei Antonielli"

Recentemente, em fevereiro deste ano, protocolei um projeto de lei que altera o Código de Processo Penal e estende as regras da prisão em flagrante para casos de apresentação espontânea do acusado: é a Lei Antonielli, em alusão à Antonielli Nunes Martins, grávida de 32 anos, assassinada pelo pai de seu filho, um crime bárbaro que deixou a população de Rondônia em choque;

Crédito da Mulher

Sou uma das autoras do PL 2.589/2021, que institui programa de Crédito da Mulher no âmbito das instituições financeiras oficiais federais e dispõe sobre medidas de fomento ao empreendedorismo feminino por meio de crédito;

Política Nacional da Mulher no Campo

Fui relatora do Projeto de Lei que cria a Política Nacional da Mulher no Campo, com a finalidade de incentivar a atividade rural das mulheres, proporcionar atendimento prioritário na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), promover eventos voltados à capacitação, profissionalização e fortalecimento da mulher no agronegócio, e proporcionar segurança no campo.

Vagas de Emprego para Mulheres

Sou autora do PL 2.372/19, que visa destinar 10% das vagas disponíveis em empresas prestadoras de serviços para órgão públicos do país, às mulheres que vivem em situação de violência.