×

“Volta dos voos em Cacoal já tem data marcada”, afirma Jaqueline Cassol

Companhia informou a deputada por ofício assinado pelo gerente de Relações Institucionais.

“Volta dos voos em Cacoal já tem data marcada”, afirma Jaqueline Cassol

“Volta dos voos em Cacoal já tem data marcada”, afirma Jaqueline Cassol

Depois de uma série de pedidos da deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO), a Azul Linhas Aéreas anunciou a volta dos voos diários no aeroporto de Cacoal, interior do estado. As  passagens começam a serem vendidas no dia 20 de dezembro deste ano e o retorno está marcado para o dia 4 de abril de 2022. A informação foi enviada a deputada Jaqueline Cassol por ofício assinado pelo gerente de Relações Institucionais.

“Temos uma data para a volta dos voos em nossa cidade. A Azul informou que em 20 dezembro as passagens estarão à venda no site da companhia para voos a partir de abril de 2022, mas claro que vou trabalhar para agilizar e adiantar o prazo” disse.

Na noite dessa quarta-feira (01.12), a deputada acompanhada do secretário da Casa Civil de Rondônia Júnior Gonçalves,  participou de reunião com o Superintendente de Infraestrutura Aeroportuária, Giovano Palma, para verificar o andamento do processo de certificação. “As obras estão terminadas e assim que a certificação for  finalizada, a Azul informou que poderá rever a decisão”, contou.

No documento a companhia afirma que a programação poderá vir a ser postergada ou antecipada dependendo da tramitação do processo de certificação junto à ANAC.

A deputada ressaltou que todas as exigências da Azul para melhorias no aeródromo foram concluídas como  construção da cerca patrimonial, reforma e ampliação do terminal de passageiros (TPS), homologação pela Aeronáutica de equipamentos de auxílio de navegação aérea e verificação do espaço com a aeronave do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV).

HISTÓRICO

“Volta dos voos em Cacoal já tem data marcada”, afirma Jaqueline Cassol - noticias - jaqueline cassolDesde o início da suspensão dos voos pela Azul, a deputada tem buscado solucionar o problema junto ao Governo Federal. No início de Junho de 2020, em reunião virtual,  pediu apoio ao Secretário Nacional de Aviação Civil (SAC), Ronei Saggioro Glanzmann para melhorias nos aeródromos. No final do mesmo mês, cobrou do ministro de Infraestrutura e Transporte, Tarcísio Freitas a reabertura dos aeroportos, na época os terminais de Ji-Paraná e Vilhena também estavam fechados sob as mesmas alegações da Azul: falta de melhorias.

Em setembro daquele ano, solicitou ao presidente da Azul Linhas Áreas John Rodgerson a retomada dos voos e a inclusão dos aeroportos na rota da companhia que é a única que operava voos no interior do Estado. “Todas as melhorias já estavam sendo adotadas”, contou.

A partir dessa data, a Azul iniciou as tratativas para a retomada dos voos com abertura de vendas de passagens para o próximo ano. “Comemoramos, junto com o empresariado, quando a Azul anunciou as vendas dos bilhetes, mas a boa notícia não durou muito pois em questão de dias o discurso mudou”, lembra a deputada.

De lá para cá, a deputada mobilizou a sociedade civil e lideranças políticas. Foram realizadas audiências públicas, videoconferências, reuniões nas agências de regulação federal.

Confira o Ofício da Azul para a deputada

AZUL.jpg

Fonte: Assessoria de Comunicação

Accessibilidade