
Deputada Jaqueline Cassol e o presidente da Funai.
A deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO) solicitou ao presidente da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) Marcelo Augusto Xavier da Silva reforma e melhorias no prédio da mini indústria de farinha Amondawa, em Mirante da Serra e assistência técnica às comunidades indígenas dedicadas à produção rural, principalmente à cafeicultura. Os pedidos foram feitos nessa quarta-feira (29) em reunião na sede da Funai, em Brasília.
A deputada explicou que a farinha é a principal fonte de renda da comunidade indígena de Mirante da Serra e que a café produzido pelos povos indígenas de Rondônia – especialmente de Cacoal- tem se tornado referência nacional de qualidade .
“A farinha produzida na indústria da aldeia de Mirante da Serra abastece outros municípios da região e isso compõe grande parte da renda das famílias”, contou a deputada. “A cafeicultura indígena tem grande potencial de crescimento”, completou.
O presidente da Funai firmou compromisso de analisar a reforma da farinheira como prioridade dentro da fundação e de estudar acordos de cooperação com entidades ligadas ao agronegócio.
INVESTIMENTOS- Jaqueline Cassol aproveitou a oportunidade e apresentou um balanço dos investimentos nas comunidades indígenas de Rondônia. Recentemente, a deputada destinou recursos para a aquisição de equipamentos agrícolas para a Associação Nunerimãne do Povo Indígena Apurinã (Espigão D’Oeste) e para o Povo Indígena Amodawae (Mirante da Serra) e internet gratuita para os povos Paiter Suruís de Cacoal e Rio Branco de Alta Floresta.
Fonte: Assessoria de Comunicação