×

A participação das mulheres na política é fundamental para a democracia

A participação das mulheres na política é fundamental para a democracia - noticias - jaqueline cassol

O dia 8 de março é marcado pela luta das mulheres por igualdade e pela celebração da conquista de nossos direitos. É inegável que já avançamos muito, temos políticas públicas sólidas de proteção como a Lei Maria da Penha, temos direito ao voto há 89 anos, e cada vez mais mulheres assumem papéis de destaque no mercado de trabalho.

Porém, ainda há um longo caminho a percorrer.

Segundo a ONU Mulheres   a igualdade  nos direitos está diretamente ligada à representação política. E, o sistema político brasileiro está distante de ter paridade.  As mulheres representam 52,50% do eleitorado nacional, esses números  ainda não se traduzem  em mandatos eletivos.

No Congresso Nacional,  apenas 15% das cadeiras são ocupadas por mulheres. No  Poder Executivo municipal os números também não são animadores: são  651 mulheres contra quase 5 mil  homens a frente das prefeituras.

Um sistema político só pode ser considerado justo e democrático quando a população se vê na política.

Ter mais mulheres no poder vai além da conquista feminina, significa trazer mais perspectivas na discussão de politicas públicas e agendas internacionais.  E para que isso aconteça é necessário criar mecanismos legais e morais que acolham as mulheres no ambiente público.
Nos somos parte da solução para a manutenção da democracia,  por isso defendo que lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive na política.

Jaqueline Cassol é deputada federal, presidente do Progressistas de Rondônia, advogada, mãe e esposa.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Accessibilidade