×

Fake News precisa ser combatido com senso crítico

Fake News precisa ser combatido com senso crítico - juridica - jaqueline cassol

Imagem ilustrativa

A advogada Jaqueline Cassol esteve na última sexta-feira, 22, no município de Ariquemes (RO), visitando alguns veículos de comunicação e demais amigos. Durante o bate-papo, ela externou uma preocupação com o uso indevido das redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas, WhatsApp, Telegram, entre outros. “Infelizmente o universo virtual tomou uma proporção que merece ser avaliado por nós cidadãos para não cometermos injustiças ante a proliferação de informações falsas”, comentou.

Jaqueline Cassol lamentou que no Brasil a vontade de mudança veio junto com a intolerância exacerbada. “Não podemos perder a esperança, mas acreditar que existem pessoas de bem, dispostas a representar a sociedade, mas, para isso, é preciso partir para um enfrentamento inteligente e não com xingamentos e comentários vazios. O Fake News, por exemplo, precisa ser combatido com senso crítico, descartando os exageros”, pontuou.

A advogada destacou ainda que hoje, “infelizmente, é comum os ataques contra políticos, em virtude de um histórico marcado pela corrupção arraigada no contexto sociopolítico do país”. Observou também que não é apenas a classe que sofre com as ofensas diárias, chamando a atenção para um tema grave:

“Não se pode confundir liberdade de expressão e manifestação de pensamento, um direito garantido pela Constituição Brasileira, com o uso desenfreado de ofensas públicas em desrespeito ao próximo. Lamento profundamente pelo uso indevido dos canais virtuais que deveriam servir como nossa ferramenta de trabalho, interação e meio para adquirir conhecimento. Precisamos agir comprometidos com a ética e o respeito”, finalizou.

Accessibilidade