×

Jaqueline Cassol pede recursos para Alta Floresta que está em situação de emergência após chuvas

Comunidades ficaram isoladas e tiveram prejuízos sem ter como escoar produção rural

Jaqueline Cassol pede recursos para Alta Floresta que está em situação de emergência após chuvas - cidades - jaqueline cassol

A deputada federal Jaqueline Cassol (Progressistas) disponibilizou sua equipe de gabinete para prestar toda ajuda necessária para os gestores da prefeitura de Alta Floresta do Oeste, distante 528 quilômetros de Porto Velho, Rondônia. O prefeito Giovan Damo decretou situação de emergência federal, depois que a cidade e a zona rural sofreram enormes prejuízos por conta do inverno amazônico.

Os moradores atravessam uma situação delicada após intensas chuvas que provocaram destruição de pontes, bueiros, galerias e estradas vicinais na zona rural da cidade. A situação é tão grave que comunidades inteiras ficaram completamente isoladas e sem escoar produção agrícola, por exemplo. A agricultura é vital para a economia local. 

O secretário de administração, finanças e planejamento, Anderson Guizolfe e o vice-prefeito, Robson Ugolini, estiveram reunidos nesta semana com o chefe de gabinete da deputada, Sandro Bergamim.

Juntos pediram reconhecimento da situação de emergência pelo governo federal em audiência com Wesley de Almeida Felinto, Chefe de gabinete do Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) no Ministério de Desenvolvimento Regional. 

De acordo com levantamento e relatório feito pela prefeitura, calcula-se que será necessário cerca de R$ 5 milhões para reconstruir as pontes e bueiros da zona rural levados pelas cheias e ajudar as famílias afetadas. 

Com ajuda do gabinete da deputada, o município deverá ter o reconhecimento pelo governo federal de situação de emergência nos próximos dias, logo em seguida a prefeitura apresenta o projeto básico das obras e o dinheiro começa a ser liberado para ajudar todas as famílias atingidas pelas chuvas e que sofreram prejuízos.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Accessibilidade