×

Jaqueline Cassol pede flexibilização nas exigências do programa Minha Casa Minha Vida

Caixa Econômica Federal suspendeu cobrança de lajes até novembro

Jaqueline Cassol pede flexibilização nas exigências do programa Minha Casa Minha Vida - cidades - jaqueline cassol

A deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO) levou à Caixa Ecônomica Federal a reivindicação do setor da construção civil sobre a cobrança de lajes nas residências financiadas pelo programa Minha Casa Minha Vida. A Exigência da laje eleva o custo da obra de 15 a 20 mil reais, segundo construtores de Rondônia. O teto do valor do financiamento porém, não foi reajustado o que dificultou o acesso ao programa. Representantes de sindicatos e cooperativas alertaram também que a norma traria dificuldades para o setor e grande número de demissões.

A exigência da Caixa Econômica começou a valer no começo do ano e foi suspensa, até novembro, na última terça-feira (19/03), mesma data em que a deputada Jaqueline Cassol se reuniu com o superintendente nacional da rede negocial e executiva de habitação da Caixa, Henrique Marra de Souza.
Na audiência a deputada Jaqueline Cassol defendeu que, embora o novo prazo ajude não resolve o problema, que voltará a ocorrer em alguns meses. “Por mais que tenhamos conseguido a dilação até 30 novembro, quando acabar esse novo prazo nós vamos ter que lidar com isso novamente. Eu peço que a Caixa olhe de modo especial a região norte e nordeste, especialmente por causa da logística, que para nós é muito mais complicada e encarece muito a construção”, destacou a parlamentar.

Jaqueline Cassol pede flexibilização nas exigências do programa Minha Casa Minha Vida - cidades - jaqueline cassolO superintendente Henrique Marra, tranquilizou a deputada e informou que o banco entende a questão e por isso, enquanto a exigência está suspensa novas normas de desempenho estão sendo elaboradas para que o cidadão tenha acesso a um imóvel de qualidade, sem gerar maiores custos para o construtor. “Nós vamos exigir atendimento à norma de desempenho. Não quer dizer que vai exigir laje, pode ser laje, pode ser cobertura com PVC, forro de madeira… Importante é estar dentro das normas de desempenho”, disse o representante da Caixa Econômica Federal.

O programa Minha Casa Minha Vida é uma iniciativa do Governo Federal para financiar moradias para famílias de baixa renda.

Fonte: Assessoria

Accessibilidade